“O ódio contra o clero, muito extenso, desempenhou o
seu papel (...). A cobiga, 0 endividamento e os cálculos
politicos, também devem ser levados em conta. Mas a
mensagem dos reformadores, respondeu — isto é indu-
bitável — a uma intensa sede espiritual que a igreja ofi-
cial foi incapaz de satisfazer (...) os pregadores da re-
forma não necessitaram de nenhum apoio político para
atrair seus partidários, ainda que esse apoio se fizesse
necessário para consolidar os resultados alcançados
pelo ataque inicial dos profetas. Não se pode esquecer
que, em seus inícios, a Reforma foi um movimento es-
piritual com uma mensagem religiosa ”
Lucien Febvre apud MARQUES, Adhemar Martins; BE-
RUTTI, Flavio Costa, FARIA, Ricardo de Souza. Histé-
ria Moderna Através de Textos. São Paulo: Contexto,
2005 - coleção textos e documentos - 3.
Em relação aos movimentos religiosos que atingiram a
Europa no século XVI, é INCORRETO afirmar que:
(A) Lutero, apesar de não ter sido o primeiro teólogo a
se posicionar de forma contrária à Igreja, apresenta-
va como um dos pontos centrais de seus questiona-
mentos a condenação da prática, coordenada pelos
próprios membros do clero católico, da venda de in-
dulgências, de relíquias e de cargos religiosos.
(B) as reformas religiosas levaram a Europa a testemu-
nhar sangrentas rebeliões e guerras, que, apesar de
figurarem como motivadas por questões de cunho es-
tritamente religioso, estavam também associadas a
disputas políticas ou insatisfações das camadas me-
nos favorecidas da população.
(C) o Anglicanismo surgiu na Inglaterra sob o governo de
Henrique VIII. Este, sendo um religioso fervoroso, co-
meçou a questionar e, posteriormente, a criticar, al-
guns dogmas como os sacramentos do matrimônio e
do celibato. Essa discordância teve como consequên-
cia a ruptura definitiva com a Igreja Católica.
(D) a contrarreforma foi a resposta dada pela Igreja Ca-
tólica, a partir de duas frentes de ação: por um lado
procurou corrigir alguns desvios de conduta de seus
membros, alvos recorrentes de ataque dos reforma-
dores; e por outro reafirmou os dogmas que foram
condenados pelas novas religiões.
(E) o calvinismo pregava a devoção à oração e ao traba-
lho como valores edificadores daqueles que, segundo
a doutrina da predestinação, estariam encaminhados
ao paraíso. Os homens que não vivessem de acordo
com esses valores, sinalizariam que seu destino seria
a danação no inferno.